“QUEM SOU EU, MINHA FAMÍLIA E MINHA ESCOLA”
Período de duração: 1º bimestre
OBJETIVOS
Revelar, de diversas maneiras o seu modo de ser, aprimorando a auto-estima.
Entender que a vida é um processo de continuidade do passado e do presente.
Reconhecer-se como ser único, sujeito histórico-social.
Organizar a sua história de vida.
Buscar mais informações sobre a história (origem) da sua família.
Conhecer a história de vida dos colegas através de relatos apresentados pelos mesmos.
Reconhecer a importância dos relatos pessoais na construção da história.
Conhecer, valorizar e cuidar do próprio corpo.
Manter hábitos de higiene pessoal.
Identificar as fases de vida do ser humano.
Conscientizar-se da importância de um bom relacionamento em grupo (familiar, escolar, de amigos, na igreja...).
Respeitar regras de convivência em grupo.
CONTEÚDOS E DESENVOLVIMENTO
CIÊNCIAS SOCIAIS
Minha história
Criação de um livrinho sobre a história pessoal, resgatando fatos marcantes em cada fase já vivida, origem familiar, particularidades...
Família
Árvore genealógica.
Diferenças sociais e culturais das famílias (pluralidade cultural).
Direitos e deveres da criança na família.
Tipos de moradia (pesquisa).
História da escola
Resgate histórico da escola.
Pessoas que trabalham na escola e a função que cada uma exerce.
Direitos e deveres dos alunos.
Criação coletiva das regras da sala de aula.
CIÊNCIAS NATURAIS
Como eu sou
Auto-retrato.
Meu corpo: partes e funções.
Higiene e saúde do corpo.
Os sentidos que nos ajudam a viver.
Fases do desenvolvimento humano.
LÍNGUA PORTUGUESA
Alfabeto cursivo maiúsculo e minúsculo.
Letras vogais, consoantes e estrangeiras.
Ordem alfabética
Leitura e interpretação de textos.
Acróstico do nome.
Caça-palavras.
Cruzadinhas.
Produção coletiva e individual de textos.
Rimas.
Uso do dicionário.
Separação silábica.
Encontros vocálicos e consonantais.
MATEMÁTICA
A matemática em nossa vida.
Construção de gráficos sobre a idade, a altura, o peso e o mês de aniversário dos alunos.
Calendário: dias da semana, meses do ano.
Números naturais até 100 (revisão).
Escrita dos numerais (por extenso).
Unidades e dezenas.
Antecessor e sucessor dos números trabalhados.
Números pares e ímpares.
Operações e situações-problema envolvendo adição e subtração.
ENSINO RELIGIOSO
Dinâmica do pirulito:
Reforça a importância da ajuda mútua, da troca, da solidariedade.
História: “Gentes”:
Trabalha a questão da pluralidade cultural, da diversidade, realçando o respeito às diferenças, a aceitação e a auto-estima. “Mesmo tão diferentes, o Criador nos ama como iguais”.
Dinâmica do espelho:
Elevar a auto-estima.
Valorizar-se como pessoa essencial, especial no mundo.
Texto para reflexão: “O mundo de Tati” (de Tereza Latgé).
Interpretação através de desenho e escrita.
OBS.: Demais atividades realizadas encontram-se em anexo.
8 comentários:
Gostei do seu blog peguei algumas idéias e adaptei ao meu planejamento,bjs
Olá! este projeto está muito bom!
obrigada! vou usá-lo para complementar meu projeto um bju!
Parabéns ,adorei o blog e até tirei algumas idéias para dar uma melhorada nas minhas aulas de Línguagens .....
bjs e que Deus os abençoe sempre nesta caminhada ...
Nilza Bezerra
Olá querida! Adorei as sugestões do seu blog. Parabéns!!! Gostaria de fazer um pedido: Se possível, manda-me um modelo de plano de curso para 3º e 4º anos. Agradeço antecipadamente.... Abraço
Olá, tentei encontrar na internet o texto de Tereza Latgé "O mundo de tati", mas não encontrei, será que podes enviá-lo para mim? bjs e obrigada pela atenção.
Ane
podes postar o texto "O MUNDO DE TATI" no blog? Parabéns pelo seu trabalho.
gOSTARIA DE TER ACESSSO AO TEXTO VC PODE POSTAR?
Amei o projeto, que o Senhor lhe capacite a kda dia mais.
Postar um comentário