quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Atividade-5

Bingo de Letras




Objetivos:
As atividades têm por objetivo fazer com que as crianças identifiquem as letras.

Material
· Cartolina (cartela com letras)
· Canetinhas coloridas
· Alfabeto
Cartela com alfabeto (mimeografado)

Desenvolvimento:
Dividir a cartela em 2 ou mais grupos, distribuindo as cartelas individuais (um aluno ajuda o outro)
A professora canta e mostra as letras. O aluno ou grupo que preenche-la primeiro ganha o jogo.

Atividade-4

A festa na floresta

Objetivo: Auxiliar a percepção de consoante e vogal tanto oralmente quanto por escrito

As crianças em grupos farão a pesquisa sobre animais, recortando gravuras de diferentes animais.
A professora colocará na lousa, um painel previamente confeccionado e dará início a uma história: “Nesta tarde haverá uma festa na floresta e somente os animais com pêlo foram convidados...”
Os alunos selecionarão, dentre os animais recortados, os que satisfazem a condição solicitada e os colocarão no painel.
Numa segunda etapa, cada grupo receberá o alfabeto móvel para que complete, no nome dos animais, as sílabas que faltem.
As crianças completarão a estória com o desenho, de forma que cada uma criará o meio e o final e depois irão reproduzir, oralmente, para as demais
Finalizando, poderão também dar um título para a estória.

Atividade-3

Assim como você, a escrita e os números têm sua história.
Os números surgiram e foram se modificando de acordo com as nossas necessidades, facilitando nosso dia –a - dia.
Hoje, usamos os números para realizar muitas tarefas, como:
Fazer compras, construir prédios, fazer ligação telefônica, medir comprimento, fabricar remédios, assistir televisão, verificar os horários do cinema e até mesmo quando brincamos.
Os números fazem parte do nosso dia –a –dia, eles estão presentes em todos os momentos da nossa vida.
Registre alguns números que fazem parte de sua história, de sua vida.

Seu nome:.................................................................................................
Ele tem.............................letras
Sua idade................................
Seu telefone......................................
Seu número de seu sapato..............................................
Sua altura .................................................................
Seu peso............................................................
O número de pessoas de sua família............................................
O número de sua casa.......................
O número de que você mais gosta................................................

Pesquisar em revistas, rótulos, propagandas e jornais como os números são utilizados.
Cole no seu caderno.

Após fazer a pesquisa e as atividades, você consegue imaginar um mundo sem números? O que você conclui?

Atividade-2

DADOS PESSOAIS


ESCOLA :

PROFESSORA:
SÉRIE:

NOME DO ALUNO:

NOME DA MÃE:

PROFISSÃO DA MÃE:

NOME DO PAI:

PROFISSÃO DO PAI:

ENDEREÇO:

TELEFONE:

Atividade-1

LEIA O ALFABETO:
A - B - C - D - E - F - G
H - I - J - K - L - M - N
O - P - Q - R - S - T - U
V - W - X - Y - Z

CIRCULE AS VOGAIS NO ALFABETO ACIMA.

ESCREVA SEU NOME E CIRCULE AS VOGAIS.


ESCREVA AS VOGAIS QUE VOCÊ CIRCULOU.


PINTE AS VOGAIS DO NOME DA PROFESSORA.




ESCREVA ABAIXO AS VOGAIS QUE VOCÊ ENCONTAR NO NOME DA SUA ESCOLA.