domingo, 3 de fevereiro de 2008

Projeto Carnaval

CARNAVAL


Alunos atendidos: 1ª, 2ª série do ensino fundamental.

Duração: 1 semana

Período: fevereiro

Objetivos:

· Valorizar o folclore brasileiro.
· Conhecer a história do carnaval.
· Conhecer o carnaval e suas características.
· Valorizar o carnaval como forma de divertimento

Desenvolvimento:

· Pesquisar sobre o tema carnaval.

· Conversar informalmente sobre o carnaval ( fantasias, serpentina, confeites, etc...).

· Tipos de músicas carnavalescas ( regionais).

· Confecção de máscaras.

· Atividades pedagógicas ( cruzadinhas, caça palavras, músicas...).

· Tarde recreativa com desfiles de fantasias, concurso de samba, baile de máscaras.


Justificativa:

O ambiente pedagógico, ou seja, a Escola é um lugar de fascinação e criatividade.
É primordial propiciar doses de entusiasmo para que o processo de aprender aconteça.
Precisamos introduzir na Escola o princípio de que todo conhecimento tem algo a ver com a experiência do prazer. Quando este está ausente, a aprendizagem vira um processo meramente instrucional.
Aprender é um processo criativo que se dinamiza em cada projeto construído e desenvolvido pela Escola.
Dentro desta perspectiva acreditamos que a Educação só consegue "bons resultados" quando se preocupa com gerar experiências de aprendizagens, que seduzem e encantam.
Baseando-se nessas perspectivas foram preparadas atividades pedagógicas da semana que precede o carnaval.

História do Carnaval


O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado a liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.

Escolas de Samba Vencedoras nos Últimos Carnavais no Rio de Janeiro :
1998 - Mangueira
1999 - Imperatriz Leopoldinese
2000 - Imperatriz Leopoldinese
2001 - Imperatriz Leopoldinese
2002 - Mangueira
2003 - Beija-Flor
2004 - Beija Flor
2005 - Beija-Flor



Calendário dos Desfiles das Escolas de Samba do Carnaval 2006

Escolas de Samba de São Paulo
Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Sexta - 24/02/2006 Sábado 25/02/2006
22h45 - Gaviões da Fiel 22h45 - Unidos do Peruche Domingo - 26/02/2006
Segunda - 27/02/06
23h50 - Rosas de Ouro 23h50 - Tom Maior 21h00 - Salgueiro 21h00 - Porto da Pedra
01h00 - Nenê 01h00 - Ac. do Tucuruvi 22h05 - Rocinha 22h05 - Mangueira
02h10 - Ac. do Tatuapé 02h10 - Águia de Ouro 23h10 - Imperatriz 23h10 - Viradouro
03h20 - Casa Verde 03h20 - Unidos da Vila Maria 00h15 - Caprichosos 00h15 - Mocidade
04h30 - Camisa Verde e Branco 04h30 - Leandro de Itaquera 01h20 - Vila Isabel 01h20 - Unidos da Tjuca
05h40 - Vai-Vai 05h40 - X-9 Paulistana 02h25 - Grande Rio 02h25 - Império Serrano
06h50 - Mocidade Alegre 03h30 - Beija Flor 03h30 - Portela

Projeto Plantas

Projeto: "Plantas"

– 2ª série.

Desafio Metodológico: Plantio de sementes e mudas de plantas para a observação e análise de seu desenvolvimento.

Utilização do Laboratório do NTE para registrar as etapas de desenvolvimento das plantas, através dos programas Word e Paint.

Confecção de um mural para a divulgação do trabalho na escola.

Conceitos e Conteúdos: Reprodução das plantas.

Tipos de plantas (aéreas, terrestres e aquáticas).

Plantas medicinais.

Plantas carnívoras.

As plantas e a alimentação.

Competências desenvolvidas: Perceber a importância das plantas para a vida animal na Terra.

Compreender o processo de reprodução das plantas dando a importância devida a todas as suas partes (sementes, frutos, raiz...).

Valorizar e reconhecer algumas plantas medicinais e utilizá-las na cura de algumas doenças.

Disciplinas envolvidas: Português (produção de textos e relatos de experiências).Artes (Desenho, colagem, mural).

Culminância: Encerramos o projeto com uma exposição dos trabalhos no mural da escola.

Avaliação:

Observação dos alunos durante as experiências com as plantas.

Interesse e participação na confecção do mural.

Através de relato oral ou escrito da entrevista com os pais.

Perceber através do desenho feito no computador a coerência do ciclo de desenvolvimento das plantas.

Observar o comportamentos dos alunos durante a visita: Se questionam e demonstram interesse.

Verificar se houve um despertar ecológico no sentido de reflexão e alerta quanto ao amor e cuidado com as plantas.

Quadro de cognição

Comecei a minha aula com um diálogo, falaram do que sabíamos e no emaranhado, foram surgindo várias curiosidades e dúvidas. Montamos o Quadro de Cognição onde haviam perguntas a serem respondias durante o desenvolvimento do projeto. Tudo que os alunos questionaram sobre plantas serão trabalhadas com atividades em que as próprias crianças sugeriram.

Em sala de aula faremos experiências com germinação, crescimento das plantas, pesquisas em livros da biblioteca; conheceremos alguns tipos de plantas fazendo uma visita ao jardim; entrevistarem pessoas que mexem com plantas medicinais aprendendo para que servem e também como preparar chás.

Também na aula eu perguntei se gostariam de fazer atividades no computador como a maioria não tem contato com o micro foi uma alegria. pensamos em desenhar o ciclo de crescimento de uma planta, digitar as receitas no Editor de texto.

O que sabemos
O que queremos saber
Como vamos saber
O que vamos fazer
Quando vamos fazer

Podem passar no cabelo;
Como a árvore nasce?
Experiência
Plantar em vasos sementes observando o crescimento das plantas;
Após diálogo com a turma iniciar com a experiência

Nascem de sementes;
Como as plantas dão frutos?
Pesquisas em livros;
Ir à biblioteca pesquisar em livros.
Elaborar perguntas individuais e formar grupos para pesquisa em livros;

Precisa do sol;
Como elas nascem?
Entrevistas;
Observar figuras, fotos e plantas no pátio da escola;
Montar mural com trabalhos feitos pelos alunos além de figuras e fotos;

Precisa molhar;
As plantas tem vida?
Visita e entrevista
Visitar e entrevistar as pessoas que trabalham com plantas medicinais;
Desenhar o ciclo de desenvolvimento das plantas no computador

Precisa de terra fofa;
Têm plantas carnívoras?
Escrever receitas de remédios feitos com plantas;

Da frutos até envelhecer;
Quais são as plantas para remédio?

Têm raiz folhas flores e frutos;
Quais os tipos de plantas que existem?

Existe plantas que servem para remédio.


Relato da Professora sobre o Projeto Plantas

Participando de uma capacitação no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE-NORTE), tivemos uma proposta de trabalho em dupla. Eu e outra cursista escolhemos um tema para iniciar um projeto em nossas salas de aula. Conversamos e decidimos pelo tema "Plantas" que já era um conteúdo programático para o ano letivo.

O tema foi proposto da seguinte maneira: Cheguei na sala, conversei com meus alunos que estão cursando a 2ª série; fui fazendo perguntas sobre o que eles já tinham conhecimento, se tinham curiosidades, etc. Escrevi na lousa perguntas feitas pelos alunos e no emaranhado descobri que o tema foi bem aceito por todos.

Continuei o projeto, deixei as crianças darem sugestões. Decidiram que na busca de informações nos iríamos fazer experiências, pesquisar em livros, fazer visitas e entrevistas, produzir textos, visitar o NTE para reproduzir em forma de desenho e pequenos textos o que pesquisaram.

O Quadro de Cognição, por decisão das crianças foi copiado nos caderninhos e durante o processo acompanharam e cobraram tudo o que eles queriam saber.

As aulas foram iniciadas e cada parte foi muito interessante. Quando foi levado para a sala de aula plantas que vivem em troncos de árvores, foi uma surpresa. Queriam saber tudo sobre ela. Se interessavam muito em saber como as plantas vivem.

Conheceram e pesquisaram sobre vários tipos de plantas, conhecendo assim suas partes, formas, etc.

Projeto “Quem sou eu,...

“QUEM SOU EU, MINHA FAMÍLIA E MINHA ESCOLA”

Período de duração: 1º bimestre

OBJETIVOS

Revelar, de diversas maneiras o seu modo de ser, aprimorando a auto-estima.
Entender que a vida é um processo de continuidade do passado e do presente.
Reconhecer-se como ser único, sujeito histórico-social.
Organizar a sua história de vida.
Buscar mais informações sobre a história (origem) da sua família.
Conhecer a história de vida dos colegas através de relatos apresentados pelos mesmos.
Reconhecer a importância dos relatos pessoais na construção da história.
Conhecer, valorizar e cuidar do próprio corpo.
Manter hábitos de higiene pessoal.
Identificar as fases de vida do ser humano.
Conscientizar-se da importância de um bom relacionamento em grupo (familiar, escolar, de amigos, na igreja...).
Respeitar regras de convivência em grupo.


CONTEÚDOS E DESENVOLVIMENTO

CIÊNCIAS SOCIAIS

Minha história

Criação de um livrinho sobre a história pessoal, resgatando fatos marcantes em cada fase já vivida, origem familiar, particularidades...

Família

Árvore genealógica.
Diferenças sociais e culturais das famílias (pluralidade cultural).
Direitos e deveres da criança na família.
Tipos de moradia (pesquisa).


História da escola

Resgate histórico da escola.
Pessoas que trabalham na escola e a função que cada uma exerce.
Direitos e deveres dos alunos.
Criação coletiva das regras da sala de aula.

CIÊNCIAS NATURAIS

Como eu sou

Auto-retrato.
Meu corpo: partes e funções.
Higiene e saúde do corpo.
Os sentidos que nos ajudam a viver.
Fases do desenvolvimento humano.

LÍNGUA PORTUGUESA

Alfabeto cursivo maiúsculo e minúsculo.
Letras vogais, consoantes e estrangeiras.
Ordem alfabética
Leitura e interpretação de textos.
Acróstico do nome.
Caça-palavras.
Cruzadinhas.
Produção coletiva e individual de textos.
Rimas.
Uso do dicionário.
Separação silábica.
Encontros vocálicos e consonantais.

MATEMÁTICA

A matemática em nossa vida.
Construção de gráficos sobre a idade, a altura, o peso e o mês de aniversário dos alunos.
Calendário: dias da semana, meses do ano.
Números naturais até 100 (revisão).
Escrita dos numerais (por extenso).
Unidades e dezenas.
Antecessor e sucessor dos números trabalhados.
Números pares e ímpares.
Operações e situações-problema envolvendo adição e subtração.

ENSINO RELIGIOSO

Dinâmica do pirulito:
Reforça a importância da ajuda mútua, da troca, da solidariedade.
História: “Gentes”:
Trabalha a questão da pluralidade cultural, da diversidade, realçando o respeito às diferenças, a aceitação e a auto-estima. “Mesmo tão diferentes, o Criador nos ama como iguais”.
Dinâmica do espelho:
Elevar a auto-estima.
Valorizar-se como pessoa essencial, especial no mundo.
Texto para reflexão: “O mundo de Tati” (de Tereza Latgé).
Interpretação através de desenho e escrita.


OBS.: Demais atividades realizadas encontram-se em anexo.