segunda-feira, 21 de julho de 2008

Planeta Água

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...
(2x)Água que nasce na fonte
1 - VOCABULÁRIO:

a) Qual os significados das expressões:

* Fonte Serena:
* Abrir Profundo Grotão:
* Fazer inocente Riacho:
* Levar Fertilidade ao Sertão:
* Cair no Véu das cascatas:
* Misteriosas Canção:

2 - Para explorar o texto que a letra da música trás, responda as perguntas a seguir:

a) De acordo com o texto, como nasce a água?

b) Onde no texto você pode encontrar o Ciclo da água na natureza? Escreva.

c) Quando a água provoca lágrimas de acordo com o texto?

d) Para onde voltam as águas que caem na chuva?

e) Na sua opinião você acha que o autor da letra da música quis passar alguma mensagem?
Que tipo de mensagem?

Um terrário é uma miniatura do mundo.
Ele imita o Meio Ambiente das plantas e realiza, na sua pequena área, o ciclo da água completo. Com o aumento da temperatura, a água usada para regar o solo evapora e se junta à água proveniente da transpiração das plantinhas, formando uma concentração de vapor de água.
No ambiente fechado, este vapor condensa-se e, em pequenas gotas, retorna para irrigar novamente o solo.
E, tudo começa novamente.As crianças vão gostar de observar as gotinhas se formando, e isso será uma prova visível (e constatativa) do ciclo das águas.
Será útil mostrar às crianças uma ilustração de como o ciclo das águas se processa na natureza para que elas façam comparações.
Duas garrafas de coca-cola de 2 litros, uma xícara (aproximadamente) de pedregulho, do tipo para aquário, uma xícara de carvão vegetal, três a quatro xícaras de terra (preferivelmente a adubada organicamente), duas a quatro mudinhas de plantas diferentes (para serem usadas de acordo com o tamanho do vidro), uma xícara de água filtrada.
Recorta-se uma das garrafas de plástico em cerca de ¾ de seu corpo, e outra, pelo lado contrário, cortada a ¼ do corpo.
Após a montagem, a parte menor funcionará como tampa e deverá ser fixada à outra com fita crepe.
Colocar a pedrinha no fundo, seguida do carvão vegetal e da terra. Fazer um buraco na terra, reservando a terra retirada, colocar a plantinha e repor a terra retirada ao seu redor.
Regar o terrário cuidadosamente e tampá-lo.
Colocar o terrário em lugar com claridade média, mas não diretamente à luz do sol.
O terrário não exigirá cuidados especiais, manter-se-á sozinho.
A cada semana ou duas, remover a cobertura para que as plantinhas recebam uma brisa fresquinha por uns 15 minutos.
As plantinhas poderão ser aparadas, se for o caso.
O terrário também pode ser feito com um vidro de “boca larga” (tipo de geléia) ou com um aquário pequeno.



Um comentário:

FKARLOS disse...

ALFABETIZAR COM AMOR TEM QUE SER A EXCÊNCIA DO EDUCADOR NOS DIAS DE HOJE, POIS, ALFABETIZAR SE FAZ NECESSÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO SAUDAVEL DE NOSSAS CRIANÇAS E O AMOR É O SENTIMENTO QUE O SENHOR JESUS ENSINOU, JUNTANDO ALFABETIZAR + AMOR, É A RECEITA DE UM MUNDO MELHOR.
PARABÉNS