domingo, 3 de fevereiro de 2008

Projeto Plantas

Projeto: "Plantas"

– 2ª série.

Desafio Metodológico: Plantio de sementes e mudas de plantas para a observação e análise de seu desenvolvimento.

Utilização do Laboratório do NTE para registrar as etapas de desenvolvimento das plantas, através dos programas Word e Paint.

Confecção de um mural para a divulgação do trabalho na escola.

Conceitos e Conteúdos: Reprodução das plantas.

Tipos de plantas (aéreas, terrestres e aquáticas).

Plantas medicinais.

Plantas carnívoras.

As plantas e a alimentação.

Competências desenvolvidas: Perceber a importância das plantas para a vida animal na Terra.

Compreender o processo de reprodução das plantas dando a importância devida a todas as suas partes (sementes, frutos, raiz...).

Valorizar e reconhecer algumas plantas medicinais e utilizá-las na cura de algumas doenças.

Disciplinas envolvidas: Português (produção de textos e relatos de experiências).Artes (Desenho, colagem, mural).

Culminância: Encerramos o projeto com uma exposição dos trabalhos no mural da escola.

Avaliação:

Observação dos alunos durante as experiências com as plantas.

Interesse e participação na confecção do mural.

Através de relato oral ou escrito da entrevista com os pais.

Perceber através do desenho feito no computador a coerência do ciclo de desenvolvimento das plantas.

Observar o comportamentos dos alunos durante a visita: Se questionam e demonstram interesse.

Verificar se houve um despertar ecológico no sentido de reflexão e alerta quanto ao amor e cuidado com as plantas.

Quadro de cognição

Comecei a minha aula com um diálogo, falaram do que sabíamos e no emaranhado, foram surgindo várias curiosidades e dúvidas. Montamos o Quadro de Cognição onde haviam perguntas a serem respondias durante o desenvolvimento do projeto. Tudo que os alunos questionaram sobre plantas serão trabalhadas com atividades em que as próprias crianças sugeriram.

Em sala de aula faremos experiências com germinação, crescimento das plantas, pesquisas em livros da biblioteca; conheceremos alguns tipos de plantas fazendo uma visita ao jardim; entrevistarem pessoas que mexem com plantas medicinais aprendendo para que servem e também como preparar chás.

Também na aula eu perguntei se gostariam de fazer atividades no computador como a maioria não tem contato com o micro foi uma alegria. pensamos em desenhar o ciclo de crescimento de uma planta, digitar as receitas no Editor de texto.

O que sabemos
O que queremos saber
Como vamos saber
O que vamos fazer
Quando vamos fazer

Podem passar no cabelo;
Como a árvore nasce?
Experiência
Plantar em vasos sementes observando o crescimento das plantas;
Após diálogo com a turma iniciar com a experiência

Nascem de sementes;
Como as plantas dão frutos?
Pesquisas em livros;
Ir à biblioteca pesquisar em livros.
Elaborar perguntas individuais e formar grupos para pesquisa em livros;

Precisa do sol;
Como elas nascem?
Entrevistas;
Observar figuras, fotos e plantas no pátio da escola;
Montar mural com trabalhos feitos pelos alunos além de figuras e fotos;

Precisa molhar;
As plantas tem vida?
Visita e entrevista
Visitar e entrevistar as pessoas que trabalham com plantas medicinais;
Desenhar o ciclo de desenvolvimento das plantas no computador

Precisa de terra fofa;
Têm plantas carnívoras?
Escrever receitas de remédios feitos com plantas;

Da frutos até envelhecer;
Quais são as plantas para remédio?

Têm raiz folhas flores e frutos;
Quais os tipos de plantas que existem?

Existe plantas que servem para remédio.


Relato da Professora sobre o Projeto Plantas

Participando de uma capacitação no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE-NORTE), tivemos uma proposta de trabalho em dupla. Eu e outra cursista escolhemos um tema para iniciar um projeto em nossas salas de aula. Conversamos e decidimos pelo tema "Plantas" que já era um conteúdo programático para o ano letivo.

O tema foi proposto da seguinte maneira: Cheguei na sala, conversei com meus alunos que estão cursando a 2ª série; fui fazendo perguntas sobre o que eles já tinham conhecimento, se tinham curiosidades, etc. Escrevi na lousa perguntas feitas pelos alunos e no emaranhado descobri que o tema foi bem aceito por todos.

Continuei o projeto, deixei as crianças darem sugestões. Decidiram que na busca de informações nos iríamos fazer experiências, pesquisar em livros, fazer visitas e entrevistas, produzir textos, visitar o NTE para reproduzir em forma de desenho e pequenos textos o que pesquisaram.

O Quadro de Cognição, por decisão das crianças foi copiado nos caderninhos e durante o processo acompanharam e cobraram tudo o que eles queriam saber.

As aulas foram iniciadas e cada parte foi muito interessante. Quando foi levado para a sala de aula plantas que vivem em troncos de árvores, foi uma surpresa. Queriam saber tudo sobre ela. Se interessavam muito em saber como as plantas vivem.

Conheceram e pesquisaram sobre vários tipos de plantas, conhecendo assim suas partes, formas, etc.

3 comentários:

Malta disse...

Parabens adorei seu projetos e contribuiu muito com meu trabalho

Anônimo disse...

VAleu a iniciativa, são com os pequenos que iremos fazer um mundo de grandes homens.
Gostaria sugestões de atividades suas sobre alguma atividade feita em sala de aula apenas com o tema Plantas Meidicinais, pois estarei participando de uma feira cujo tema é EDUCAR PARA A CIÊNCIA DO BEM VIVER e o subtema será: Os remédios curam?!!!
ficarei grata. Visite meu blog http://www.daytclea.blogspot.com

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado